quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Blog Action Day October 16, 2013 - Human Rights

Feudalismo Contemporâneo


“O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. A ultima camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).”

            Depois dessa breve descrição sobre o feudalismo da idade média retirada de um livro didático escolar, colocada simplesmente para refresca a memória, volte seus olhos para o que temos hoje no mundo e pense um pouco sobre a evolução social que conquistamos desde o século V quando começou a Idade  Média...
            Talvez você esteja pensando no que acontece dentro do seu país, que qualquer um pode comprar um terreno e construir sua casa sendo “senhor de seu castelo”, será? Claro que você pode vender a hora que quiser e transferir a titularidade, mas lembre que você paga Impostos Territoriais, pagou impostos na compra e pagará na hora da venda sob o nome de Imposto de Renda e isso simplificando ao máximo o raciocínio. Ah, mas na idade média o “Senhor Feudal” podia retirar o servo quando bem quisesse... Você já teve sua casa desapropriada? Sabe que, de acordo com a estratégia do governo vigente, se seu imóvel estiver no caminho de uma estrada, metrô ou em um local em que se deseje criar uma escola, creche, hospital ou qualquer outro bem público você não terá a voz ativa para dizer que é seu e não sairá, essa opção não te será dada. No texto inicial colado fala-se que o servo era obrigado a trabalhar 3 a 4 dias nas terras do Senhor Feudal;  sabia que no Brasil se trabalha 3 a 4 MESES por ano apenas para PAGAR  impostos?!
Agora deve estar batendo um frio na barriga e começa, assim como eu, a se dar conta que as semelhanças são maiores que do imaginávamos; que a evolução cantada pelo mundo e demonstrada por pesquisas e índices é mais na sofisticação dos sistemas de controle que nas relações sociais e qualidade de vida... Claro que hoje temos mais abundancia de alimentos, uma medicina muito mais aparelhada, com remédios e alternativas diversificadas; não dependemos mais das Sanguessugas (?!); ainda somos reféns de uma classe dominante que não chamamos mais de “nobres” mas ainda cabe o título de majestade...
Já reparou que temos um nome e sobrenome que nos identifica como individuo e como membro de uma determinada família, pelo sobrenome podemos até determinar a procedência de nossa árvore genealógica, mas essas informações são insuficientes para nos relacionarmos com as instituições, precisamos de RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, Passaporte, além de Certidões de nascimento e mudanças de estado civil e até mesmo negativas de antecedentes, etc etc... Cada documento tem seu fim específico, cada documento tem seu preço, cada documento sua “algema”.
Hoje o mundo é maior, se fizermos um paralelo e chamarmos cada país do globo de Feudo veremos que ainda estamos presos a sistemas medievais de controle, as cercas são menos táteis, mas tente sair do seu país sem um Passaporte Válido, Vistos, etc, etc... Como seres humanos e habitantes do mesmo planeta, não temos o direito de circular por onde queremos; por isso, assim como os servos de anos idos, ainda estamos atados às terras onde nascemos.
 Estamos complicando mais e mais a cada dia, a evolução tecnológica que deveria nos libertar está sendo usada para nos vigiar e limitar cada vez mais direitos humanos básicos, nos hipnotizam com telas de cristal liquido e design mas pagamos cada dia um preço maior para termos quaisquer direitos.
Hoje a população ocupa as ruas por todo o Brasil pedindo saúde, educação, transporte e menos corrupção; estamos em 2013, século XXI, 16 séculos depois que os bárbaros fracionaram o grande Império Romano e ainda estamos pedindo por Saúde digna e acessível, Educação de qualidade e Transporte digno.










Ainda somos servos em feudos contemporâneos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitos parabéns pelo seu blog!
http://www.empowernetwork.com/almostasecret.php?id=mcosta

Desfile Salão Moda Brasil