Uma Grande tendência na Moda, e por consequência na Lingerie, é a onda ecológica que, não sem razão, está mudando costumes e posturas por todo o mundo. O elemento mais nítido dessa postura na indústria Textil no momento são os tecidos ecológicos, que nada mais são que tecidos feitos com fibras com procedencia que garanta a preservação da Natureza; essa ação pode ser no acompanhamento do cultivo; como acontece com o Algodão Ecológico que é acompanhado desde a semente passando pelo plantio até a tecelagem; ou substituindo peles naturais por similares sintéticos que, dessa forma preservam a fauna...
Mas a postura ecológica das empresas tende a se ampliar em ações como um tingimento que não consume água preservando essa riqueza natural; com a empresa repondo carbono, um percentual do valor do produto é direcionado a replantio de florestas por exemplo e assim vai. Os tecidos ecologicos, ao contrário dos tecidos inteligentes, não têm a preocupação de trazer benefícios quanto a utilização da peça, visando exclusivamente se enquadrarem na filosofia ecologica de nossos tempos.
Está muito interessante ver o aparecimento de fibras alternativas no mercado textil; além do algodão ecologico, há a fibra de Bambú, de soja, de coco, de garrafas pet, biodegradáveis, etc, etc. Parece que a cada dia surge uma nova; além das misturas de fibras que já começam a acontecer.
Saliento que a Industria Têxtil não é vilã na poluição de ar ou devastação de florestas, porém isso não a isenta da responsabilidade para com o nosso planeta; e nos dias de hoje, não ganhamos nada na procura de culpados e sim na busca de soluções.
2 comentários:
Verdade ou não, as empresas vão precisar adaptar as suas estrtégias dentro dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável. Umas questão de marketing? No futuro será questão de sobrevivência!
Muito válida a ideia de adotar na Moda tecidos ecológicos..e muito além disso, adotar um consumo consciente.
Gostaria de obter endereços de lugares que vendem o tecido ecologico para lingerie no atacado
Postar um comentário