sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Roupas Intimas São Armas de Protesto ( de novo!)

Não é novidade o uso de roupas intimas como protesto; afinal nos anos 60 mulheres queimaram soutiens em praça pública em protesto pela liberdade, amor livre, etc. A novidade agora é a forma silenciosa e bem humorada que o protesto contra o sistema de segurança dos aeroportos americanso se dá. A 4th Amendment Underwear - uma referência à quarta emenda da Constituição dos Estados Unidos, que exige que pesquisas e mandados de prisão sejam judicialmente autorizados - criou uma linha de meias e roupas íntimas para homens, mulheres e crianças com mensagens contra a invasão de privacidade.
Quando submetida ao equipamento de raio-x, os dizeres permanecem visíveis no sistema graças a uma tinta metálica especial.




Uma das mensagens faz um apelo à preservação dos direitos individuais e poderia ser traduzida da seguinte forma: “o direito das pessoas de terem suas casas e documentos assegurados contra toda revista e apreensão desnecessárias não deve ser violado, e nenhuma ordem deve ser expedida sem ser fundamentada por um juramento ou afirmação que descreva particularmente o lugar a ser revistado, ou as pessoas ou objetos a serem apreendidos”.
Mas não é de hoje que as ações de segurança dos aeroportos são questionadas. A polêmica inclusive já incentivou outras marcas a criarem peças de protesto. É o caso da Rocky Flats Gear Inc que tem uma linha de roupas que protegem as partes íntimas dos aparelhos de raio-x.




Adorei a idéia e acho que atitude sempre tem espaço na moda e sobretudo na LINGERIE.

Nenhum comentário:

Desfile Salão Moda Brasil