Há algum componente no DNA humano que não nos permite resistir a uma boa desgraça, um acidente espetacular, uma catástrofe ou uma quebra de empresa; estamos com uma crise batendo à nossa porta e essas notícias já estão tomando as manchetes mundiais e por isso convido a uma reflexão sobre essa Idolatria do Fracasso que teimamos em alimentar. Agora mesmo vemos nos jornais o apelo das Montadoras Americanas por ajuda financeira dos cofres americanos; não sou contra a esforços de se manter milhares de postos de trabalho, mas sejamos conscientes de que a crise não fez as montadoras, símbolos do capitalismo americano, chegarem a essa posição desesperada e sim a concorrencia com as montadoras Japonesas que pesquisaram o mercado americano e ofereceram produtos mais duraveis, mais economicos, mais avançados tecnologicamente e com preços competitivos, mordendo assim uma grande fatia do mercado. Então voltamos nossos olhos para o Japão e vemos o anuncio do presidente da Honda dizendo " sairemos da Formula 1 para nos voltarmos ao nosso negócio principal" ... eles não estão pedindo dinheiro??
Andando pelas ruas de São Paulo já podemos encontrar faixas que dizem "40% de desconto para fechamento de loja", será que a "crise" já faz suas primeiras vítimas em solo tupiniquim? Mas os preços ainda não sofreram reajustes por conta da crise, nem há problema de abastecimento e nem um índice de desemprego que justifique. Bem, São Pedro anda deixando a torneira um pouco aberta demais...
Não quero minimizar a crise nem tratar o assunto de modo leviano, só gostaria de refletir se não gastamos tempo demais falando de tragédias. Outro dia conversando com uma empresária do ramo ouvi a seguinte frase: "- Na crise, uns choram e outros vendem lenços" e arrematou, "eu tenho uma prateleira de lenços para quem quiser comprar" ... eu não represento nenhuma fábrica de lenços, mas posso indicar a loja a quem precisar.
Que venha 2009!
Andando pelas ruas de São Paulo já podemos encontrar faixas que dizem "40% de desconto para fechamento de loja", será que a "crise" já faz suas primeiras vítimas em solo tupiniquim? Mas os preços ainda não sofreram reajustes por conta da crise, nem há problema de abastecimento e nem um índice de desemprego que justifique. Bem, São Pedro anda deixando a torneira um pouco aberta demais...
Não quero minimizar a crise nem tratar o assunto de modo leviano, só gostaria de refletir se não gastamos tempo demais falando de tragédias. Outro dia conversando com uma empresária do ramo ouvi a seguinte frase: "- Na crise, uns choram e outros vendem lenços" e arrematou, "eu tenho uma prateleira de lenços para quem quiser comprar" ... eu não represento nenhuma fábrica de lenços, mas posso indicar a loja a quem precisar.
Que venha 2009!
6 comentários:
Parabéns amigão, um belo texto, escrito por uma pessoa que tem amplos conhecimentos do que está falando.
Abraço
Lendo seu texto lembrei dos diretores das montadoras chegando de jatinho para pedir dinheiro. E dos bancos que anunciam lucros recordes, ano após ano, e agora pedem dinheiro para o governo. Cade o lucro deles? Será que não souberam fazer um pé de meia para a crise, como fazem todos os brasileiros?
Tenho certeza que a crise vai chegar aqui, acho que é um fato que não teremos como evitar. Mas é importante encarar (MAIS ESSA CRISE) como estímulo para exercitarmos nossa criatividade e puxarmos do baú a experiência das crises passadas...
Criatividade é a palavra chave para o comércio superar a crise e isso não falta aos brasileiros. E nada melhor que uma crise para estimular isso. Até ai não disse nenhuma novidade, todos sabemos disso. Mas quem tem olhar otimista sempre vai mais longe...
Boa sorte a este Blog que já nasceu com um astral maravilhoso
Beijos
Eliana Freire
Os comentários que eu exclui foram meus mesmo para testar as instruções que deixei. Como escrevi, ninguem nem nenhum comentário será excluido (eu sou a minha unica excessão, alguem yem que confirmar a regra rsrsrs).
Um Grande Abraço a Todos
Sugar, atacando de economista!
Veja a frase:
"Não há quase nada no mundo,que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato; e as pessoas que se orientam só por preço, serão por justiça, vitimas dessa manobra"
(John Ruskin)
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