Aproveitando esse momento de transição, quando fazemos tantos rituais de sorte e passagem e prometemos tantas mudanças, vou passar a todos palavras mágicas e encantamentos que eram usados antigamente e têm sido esquecidos, talvez abafados pela tecnologia e a vida rápida dos nossos dias.
O Primeiro passo para se fazer magia branca é a postura, já viram fadas, magos e feiticeiras corcundas?? só bruxas são corcundas e essas não fazem magia branca... portanto nada de se debruçar em balcões, apoiar em expositores ou escorar paredes; esse tipo de ação é praticamente um repelente. Agora vamos à Magia:
1) Palavras mágicas para facilitar a venda e aumentá-la: "Bom Dia"; "Boa Tarde" e "Boa Noite" (têm que serem proferidas com voz amena e sorriso nos olhos)
2) Palavras mágicas para o cliente procurar VOCÊ na próxima visita: "Eu me chamo ......, posso ajudar?" (sorriso)
3) Palavras mágicas para fazer pessoas te ajudarem: "Por Favor" e "Obrigado" ( com sorriso nos olhos)
4) Palavras mágicas para atrair o cliente de volta: "Até logo", "Muito Obrigado", "Volte sempre" (proferidas com sorriso nos olhos)
5) Encantamentos de fidelização do cliente. Para encantamentos se faz necessário o uso de um caderninho por serem mais complexos:
a) Profira "Parabéns Pelo seu Aniversário" (não esqueça do sorriso nos olhos). Esse encantamento só funciona uma vez por ano pois cada pessoa só é vulnerável a ele em apenas um dia; como cada pessoa é única, você terá que descobrir o dia que sua cliente é vulnerável a esse encantamento e anotar no caderninho.
b) Caso a cliente não encontre algo que está procurando, anote no caderninho junto com o nome e telefone da cliente e (agora vem a mágica) LIGUE quando o produto (ou similar) estiver disponível...nunca falha, fideliza mesmo!!!
6)Bem, agora eu tenho uma magia negra (daquelas que as "corcundinhas" usam); essa mágica promete acabar com TODOS os problemas que as vendas geram, acaba com trocas, reclamações, barracos e "clientes caroços"; eu nunca usei, mas dizem ser MUITO poderosa (cuidado). Consiste no seguinte, quando o cliente se aproximar para comprar e você detectar nele um "cliente caroço" em potencial, ao invés de fazer caretas para as colegas quando o cliente está no provador, simplesmente olhe-o nos olhos e profira "NÃO TEMOS" ou ainda "NÃO TRABALHAMOS COM SEU TAMANHO" (essa pega no fígado), sempre SEM nenhum sorriso. Alguns clientes são insistentes e precisam ouvir esse encantamento algumas vezes, mas as bruxas garantem que, antes que imagina, os problemas com clientes sumirão... Afinal, só tem problemas quem vende!
Se você achou graça e não acredita em magia, tente lembrar a ultima vez que tentaram te encantar... Não sei você, mas faz tempo que ninguém tenta me encantar, ao contrário, como consumidor, normalmente me sinto um estorvo, incomodando a harmonia do estabelecimento. Poderia encher páginas com histórias exemplares em lojas renomadas, mas sei que você também pode fazer isso e não vou tomar seu tempo com exemplos, mas quero convidar a todos para que em 2009 tentemos resgatar a gentileza perdida e mudemos nossas relações, afinal, a tecnologia e a pressa só acabam com a gentileza se permitirmos.
Que 2009 seja um ENCANTO só para todos.
5 comentários:
Tenho uma proposta de Representação Comercial. Espero seu contato.
silvanialemos@hotmail.com
Parabéns Ézio pela iniciativa!! nota 10!!
As matérias estão bacanas.
Bjs
Débora
Parabéns Ézio pela iniciativa!! nota 10!!
As matérias estão bacanas.
Bjs
Débora
Olá Ezio...
Achei muito bom seu blog, você esta de PARABÉNS, claro que tudo isso só podia vir de você, uma pessoa que entende tudoooo de lingerie...
bjos
Janice
Ézio
Parabéns
o blog é muito bem feito, bonito e interessante
abraços
isaac
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