quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tecidos Ecológicos

Uma Grande tendência na Moda, e por consequência na Lingerie, é a onda ecológica que, não sem razão, está mudando costumes e posturas por todo o mundo. O elemento mais nítido dessa postura na indústria Textil no momento são os tecidos ecológicos, que nada mais são que tecidos feitos com fibras com procedencia que garanta a preservação da Natureza; essa ação pode ser no acompanhamento do cultivo; como acontece com o Algodão Ecológico que é acompanhado desde a semente passando pelo plantio até a tecelagem; ou substituindo peles naturais por similares sintéticos que, dessa forma preservam a fauna...
Mas a postura ecológica das empresas tende a se ampliar em ações como um tingimento que não consume água preservando essa riqueza natural; com a empresa repondo carbono, um percentual do valor do produto é direcionado a replantio de florestas por exemplo e assim vai. Os tecidos ecologicos, ao contrário dos tecidos inteligentes, não têm a preocupação de trazer benefícios quanto a utilização da peça, visando exclusivamente se enquadrarem na filosofia ecologica de nossos tempos.
Está muito interessante ver o aparecimento de fibras alternativas no mercado textil; além do algodão ecologico, há a fibra de Bambú, de soja, de coco, de garrafas pet, biodegradáveis, etc, etc. Parece que a cada dia surge uma nova; além das misturas de fibras que já começam a acontecer.
Saliento que a Industria Têxtil não é vilã na poluição de ar ou devastação de florestas, porém isso não a isenta da responsabilidade para com o nosso planeta; e nos dias de hoje, não ganhamos nada na procura de culpados e sim na busca de soluções.

2 comentários:

Flávia disse...

Verdade ou não, as empresas vão precisar adaptar as suas estrtégias dentro dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável. Umas questão de marketing? No futuro será questão de sobrevivência!

Anônimo disse...

Muito válida a ideia de adotar na Moda tecidos ecológicos..e muito além disso, adotar um consumo consciente.

Gostaria de obter endereços de lugares que vendem o tecido ecologico para lingerie no atacado

Desfile Salão Moda Brasil